Infusões Tônicas

Alguns chás de ervas têm o poder de contrabalançar o envelhecimento causado pelo estresse e pela sobrecarga mental. O chá verde fortalece o sistema imunológico, tem poder antioxidante e é bom para o coração. O chá preto e o café, antes considerados nocivos por causa de seu teor de cafeína, hoje são considerados tônicos.

Uma Xícara

Pesquisadores da Tokyo Medical University demonstraram que tomar chá preto após refeições muito gordurosas ajuda a circulação sanguínea. Outra pesquisa indica que os indivíduos que bebem quatro xicaras ou mais por dia reduzem pela metade o risco de um ataque cardíaco e diminuem a pressão sanguínea. O consumo do dobro desta medida foi associado à redução do risco de câncer.

Chá Verde

Estudos comprovam que o chá verde, um antioxidante potente, estimula o sistema imunológico e aumenta a expectativa de vida, reduz o risco de doenças cardíacas e as inflamações. Antibacteriano e antiviral, ele também ajuda a queimar calorias, segundo pesquisa da Universidade de Genebra. O consumo de mais de duas xícaras por dia ajuda a preservar a memória. Entre as japonesas que bebem chá verde, a incidência de câncer de mama é menor e seu índice de cura, maios. Beba de três a seis xícaras por dia.

Chá Condimentado

Faça o chá ao modo indiano, para se energizar e auxiliar a digestão. Rende duas porções.

  • 3 xícaras de água                                                                                                     
  • ¹/4 colher (chá) de cada: cardamomo amassado, canela em pó, pimenta-do-reino moída na hora, gengibre ralado                                                          
  • 3 colheres (chá) de chá preto leite semidesnatado a gosto.

Em uma panela, jogue as especiarias na água e deixe ferver. Acrescente o chá e uma dose generosa de leite, se desejar, e deixe ferver outra vez. Deixe descansar por 5 minutos e sirva. Esse chá deve ser adoçado.

Chá de Ervas Para Animar

  • O chá de hortelã-pimenta é bom para revigorar o cérebro e aliviar o desconforto estomacal.
  • O chá de urtiga ajuda a preservar os ossos; é também antioxidante.
  • O chá de erva-cidreira refresca e estimula o cérebro e a memória.
  • O chá de gengibre fornece energia instantânea, protege as articulações e auxilia a circulação. Rale um pedaço de 2,5 cm numa xícara, despeje água fervente e deixe descansar por 10 minutos; adoce com mel.

Chás Calmantes

  • O chá de camomila é um sedativo natural que facilita a digestão e alivia dores de cabeça causadas pelo estresse.
  • O chá de erva-doce acalma o sistema digestório.
  • O chá de sabugueiro acalma os sintomas da febre do feno.

Um Bom Café

A cafeína deu ao café uma péssima reputação, mas uma pesquisa da Harvard Medical School mostra que o consumo moderado de café diminui o risco de diabetes tipo 2. O café também parece estimular a função cerebral, reduzir o risco de mal de Parkinson e proteger contra o câncer de cólon. No entanto, o consumo de mais de três xícaras por dia foi associado à perda de densidade óssea nas mulheres mais velhas. Prefira uma xícara de um bom café a várias xícaras de café instantâneo.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!