A Hora dos Suplementos

Muitas pessoas decidem lutar contra o envelhecimento consumindo alimentos com substâncias antioxidantes e ingerindo suplementos, que contém doses maiores de nutrientes e fitocompostos. Consulte um nutricionista para descobrir quais suplementos são adequados a você. Se você estiver em período de gestação ou tomando remédios, consulte seu médico antes de usar qualquer suplemento.

Ajuda o Coração

A coenzima Q10 mantém todas as partes do corpo em bom funcionamento; ela é essencial na produção de energia e para a função muscular, mas, após os 20 anos, seus estoques declinam e ela passa a ser menos absorvida pelo organismo. A Q10 trata doenças cardíacas, baixa a pressão sanguínea e parece ter ação anticancerígena. Também  é prescrita contra a perda de memória relacionada à idade e estimula a imunidade. São Fontes de Q10 sardinha, amendoim e espinafre.

Melhore o Cérebro

A erva Ginkgo biloba tem propriedades antioxidantes; ela melhora o tônus e a elasticidade dos vasos sanguíneos, estimulando a circulação na periferia do corpo, inclusive no cérebro. Estudos comprovam que essa ação melhorou moderadamente a memória de portadores do mal de Alzheimer e aliviou os sintomas de depressão e ansiedade em idosos. Tome 120 mg por dia (consulte um médico se estiver tomando anticoagulantes, remédio para a hipertensão, insulina ou antidepressivos).

Articule-se

O poder terapêutico do óleo de onagra vem do GLA (ácido gamalinoléico), um ácido graxo essencial ômega-6 que o organismo converte em prostaglandinas, substâncias capazes de controlar inflamações. Com o tem, o corpo converte o GLA dos alimentos com menos eficácia, daí a popularidade dos suplementos. O óleo de onagra alivia a dor nas articulações e o inchaço da artrite reumatoide, revigora o cabelo, a pele e as unhas e memória, pois estimula a transmissão dos impulsos nervosos.

Ossos Fortes

O cálcio é vital para o metabolismo, a digestão e a saúde dos ossos. Os alimentos ricos nesse mineral ou os suplementos reduzem o risco de perda óssea e de fraturas, baixam a pressão sanguínea e mantêm o coração e os vasos sanguíneos saudáveis. O cálcio também protege contra o câncer de cólon, a insônia e a enxaqueca. Consuma laticínios, sardinha, anchova, tainha, cavala, ovos, castanhas, sementes de girassol e de gergelim, figo seco e folhas verdes. Os alimentos orgânicos têm mais cálcio. Tome 15 minutos de sol por dia para produzir vitamina D, que é essencial à absorção de cálcio, assim como o magnésio, presente nas castanhas e nos grãos integrais. Para garantir uma boa dose, tome 1.000 mg até os 50 anos e 1.200 mg quando for mais velha.

Mais Energia

O aminoácido L – carnitina, que ajuda o corpo a produzir energia, não aparece em grandes quantidades nos alimentos, mas está presente na carne, nos laticínios e no espinafre. Estudos mostram que a ingestão diária de 250-1.000 mg aumenta os  níveis de energia e resistência e ajuda a combater a perda de memória.

Antioxidante Universal

Os nutricionistas recomendam a ingestão de L – carnitina com ácido alfalipóico (ALA), o “antioxidante universal” que estimula a produção de energia, alivia a fadiga e aumenta a eficácia das vitimas C e E. O ALA  parece contribuir para a saúde dos nervos, do coração e do fígado, melhorando também a memória de longo prazo e presente na carne e no espinafre, mas em pequena quantidade. Tome 100 mg uma ou duas vezes ao dia.

Proteja os Olhos

A luteína e a zeaxantina, pigmentos carotenóides antioxidantes, funcionam como óculos escuros, protegendo os olhos do sol e nutrindo a mácula, a parte da retina que se degenera com a idade, cansando a perda gradual da visão. Altos níveis de luteína e zeaxantina parecem também estimular o sistema imunológico e proteger contra doenças cardíacas, câncer de mama e de pulmão e ao declínio cerebral provocado pelo envelhecimento. As fontes naturais dos dois antioxidantes são: cenoura, pimentão vermelho, abóbora-moranga, milho, batata-doce, espinafre, brócolis e couve. A absorção desses nutrientes é 200-300% maior quando a fonte são ovos enriquecidos, em vez de outros alimentos e suplementos. Como alternativa, tome 6 mg de luteína e 0,1-0,2 mg de zeaxantina por dia.

Gordura Para o Coração

A maioria das pessoas não ingere ômega-3 suficiente a partir dos alimentos. Esses ácidos graxos essenciais são imprescindíveis a vários processos corporais. Eles regulam o colesterol e reduzem a pressão sanguínea, protegendo o coração, e afinam o sangue, diminuindo o risco de derrame. Também reduzem as inflamações e a rigidez das juntas e parecem eficazes contra a depressão e desequilíbrios do humor. Fontes alimentares: cavalinha, atum, salmão, sardinha, tainha, anchova; semente de linhaça, nozes e óleo de cânhamo. Se você teme a contaminação dos peixes ou ingere pouca quantidade desses alimentos, tome 2 g por dia (consulte o médico se estiver tomando anticoagulantes).

Combate a Doença

O selênio é um oligoelemento vital na prevenção de doenças, pois ajuda as enzimas antioxidantes a funcionar. O selênio também protege contra doenças cardíacas e derrame, catarata e degeneração macular. Suas propriedades antioxidantes são potencializadas quando ele é ingerido com vitamina E. Fontes naturais: castanha-do-pará, frutos do mar, frango, carne, queijo cottage e ovos, aveia e arroz integral. Os vegetarianos são os maiores beneficiados com um suplemento diário de 200-400 mcg combinado a 400 iu de vitamina E (respeite a dose recomendada). 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!