Hábitos Saudáveis

Hábitos alimentares saudáveis ajudam o relógio biológico a andar para trás. Pular o café-da-manhã, comer correndo ou comer em frente à televisão levam ao consumo exagerado de calorias e de alimentos de baixo valor nutricional. Acima de tudo, os maus hábitos nos impedem de partilhar as refeições com as pessoas que amamos. Quem come com a família ou os amigos tende a viver mais e mais feliz.

Lembre-se: 

  • Faça três refeições principais e dois lanches saudáveis diariamente;
  • Consuma protéina suficiente em todas as refeições;
  • Coma muitos alimentos de baixos teores glicêmicos (especialmente vegetais e sementes) e poucos alimentos de IG (Índice Glicêmico) médio e alto;
  • Coma duas porções de frutas e pelo menos três de vegetais diariamente;
  • Consuma quantidades moderadas de gorduras saudáveis predominantemente insaturadas todos os dias, como peixes, nozes etc;
  • Evite grandes quantidades de gorduras saturadas;
  • Evite gorduras superprocessadas;
  • Reduza o consumo de sódio.

 

Meditação Alimentar

Durante as refeições, não perca a oportunidade de alimentar também o espírito . Antes de sentar-se para comer,  veja se está com fome. Sente-se com as costas retas, feche os olhos e olho para dentro de si.Abra os olhos e examine o prato como se o fizesse pela primeira vez: analise a combinação de cores e texturas, o vapor, as gotas de óleo. Evite outros pensamentos concentre-se na refeição. Enquanto corta os alimentos, preste atenção às texturas: crocante, macia. Feche os olhos, leve uma porção à boca e sinta os sabores ativando as papilas gustativas em diferentes partes da língua. Quando terminar, sente-se em silêncio e concentre-se na digestão. Visualize a comida circulando por seu organismo e sendo transformada em energia.

Compartilhe as Refeições

É mais agradável comer com companhia. Procure fazer ao menos uma refeição por dia com a família ou amigos, caso more sozinho. Talvez o único momento possível seja o café-da-manhã, mas insista nessa idéia, mesmo que haja apenas alguns minutos disponíveis. Durante as refeições nós podemos debater questões, expressar opiniões, contar piadas e estreitar os laços. Uma vez por semana, tente organizar uma refeição formal com vários pratos a presença dos filhos.

Agradeça a Deus

Mesmo que você não tenha o hábito de dar graças na hora das refeições, pense em todas as pessoas que permitiram que a comida chegasse a seu prato: os produtores, os motoristas dos caminhões etc.